terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ekklesia.

O que é ekklesia?

Palavra do original grego que significa a principal assembléia da democracia ateniense aberto a todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos onde se tomava decisões jurídicas, legislativas e executivas. Podemos comparar ao nosso atual congresso nacional.
Traduzindo para o latim ekklesia passou-se a chamar Ecclesia, que quer dizer “igreja”, mas com o original de seu significado como sendo “abrigo de ovelhas”. O termo igreja passou a ser bastante utilizado pelos cristãos principalmente a partir do século V.
Mas não esse meu principal motivo de compartilhar e sim de tentar entender como atualmente nós damos significado e principalmente sentido a palavra igreja. Às vezes nos fazemos coisas e cremos em coisas, mas sem o devido questionamento de por que assim o fazemos ou cremos. É um ato meio que por osmose: “eu nasci assim, eu cresci assim”, por que nós cristãos nos reunimos no mínimo todos os domingos  num lugar que chamamos de igreja e achamos que isso é cristianismo ou nos auto-denominamos cristãos?
Fomos capazes de aprisionar um Deus maravilhoso, poderoso, onipotente, onipresente e onisciente a quatro paredes, conseguimos resumir tudo que os cristãos do Livro de Atos e os cristãos do primeiro século deixaram por herança a uma mera reunião domingueira para seguir ritos e costumes muitas vezes de origem duvidosa. Não pense que estou revoltado ou magoado com a igreja, mas fui chamado a pensar, como diz aquele ditado: “penso, logo existo”. Não há mas condições de viver esse tipo de igreja: domingo, ponho a roupa de “crente” vou para o culto, logo após umas duas horas, ponho novamente minha roupa de “homem secular” até o próximo domingo como se fosse possível separar o homem espiritual do secular.
Creio que isso não é ser igreja, nós somos a igreja de Cristo, fazemos parte desse corpo no qual Ele é o cabeça. Dizemos: “vou a igreja para adorar a Deus”, creio que não precisamos ir a igreja para adorá-Lo, podemos adorá-Lo fora dessas quatro paredes com uma atitude de carinho com nossas famílias e pasmem com nossos inimigos também. Dizemos: “vou a igreja para buscar a Deus”, como vamos a igreja para buscar a Deus se Ele já está em nós ditos convertidos?
Creio que atualmente perdemos o verdadeiro significado da palavra Igreja, institucionalizamos toda uma essência cristã numa construção fria e que gira em torno do umbigo daquelas que lá estão, tipo um clube social onde pago a mensalidade (dízimos e ofertas) em troca do cumprimento das minhas necessidades e confortos (bençãos, bençãos e bençãos). Nossas motivações de irmos à igreja têm que ser revista, nossos conceitos sobre igreja também. Aprendamos com os primeiros cristãos que se reunião de casas em casas com salmos, profecias, palavra e principalmente o partilhar do pão.
A verdadeira igreja de Cristo não fecha as portas ao acabar do culto, nem muito menos só abre aos domingos ou em algum evento, ela está sempre de portas abertas, numa escala de 24hx7dias e somos chamados para ser essa igreja, somos templos vivos do Espírito Santo.
Não vou deixar de ir à igreja aos domingos, mas com certeza os meus conceitos e minhas motivações ao poucos são outras.

Ronivaldo Brandão
Revendo alguns conceitos...
                                          

Um comentário:

  1. Roni creio que é tempo de reflexão, muita leitura da Palavra e principalmente comunhão e oração. Que Deus continue a nos guiar nessa revelaão, que não se trata apenas de uma "nova visão", um modismo com data de validade.

    ResponderExcluir

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!