"Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé"
Paulo escreveu essas palavras por volta de 67 d.c., neste momento ele estava chegando ao final de sua vida e fez uma analise, um balanço de tudo que tinha passado. De perseguidor de cristãos a apostolo dos gentios e defensor da sã doutrina. Estava preso em Roma devia se sentir só e escreveu ao seu discípulo e amigo.
Combati: combateu pela causa de cristo e gastou sua vida nessa tarefa. Combater significa guerrear, lutar, opor-se, pelejar.
O bom combate: sim, Paulo combateu o combate correto, as causas corretas, aquilo que valia a pena. Nem todo combate é um bom combate. Paulo aplicou todas as suas forças na obra do Senhor Jesus. Paulo estava envolvido numa luta com um propósito bem definido.
Acabei a carreira: Paula chegava ao final da sua batalhe ciente do plano de Deus em sua vida, não se desviou do seu alvo. Perseverar no alvo. Saber começar e saber terminar.
Guardei a fé: apesar das lutas e desafios Paulo manteve a sua fé, não sacrificou a sã doutrina para agradar os homens ou desfalecer diante das dificuldades.
O vídeo abaixo mostra um pouco na pratica o que Paulo quis dizer com essas três sentenças. Dois pastores que combateram o bom combate, passaram longos anos de suas vidas dedicados a obra ministerial, chegaram ao fim da carreira que aos olhos de muitos de maneira trágica, mas guardaram a fé pois num momento de aflição (morte) glorificaram a Deus e deixaram um testemunho edificante...morreram louvando a Deus...o resto, as imagens valem por si só.
Boa reflexão a todos...
Ronivaldo Brandão
tentando combater o bom combate, aprendendo a acabar a carreira e perseverando em guardar a fé.
Uma palavra que marcou em mim! "Combati o bom combate e guardei a fé." Quero chegar no fim da vida e poder dizer isso!
ResponderExcluir