quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A MÁGICA DA MUDANÇA?


Ainda dá tempo de escrever sobre o ano novo? Acho que sim, então vamos lá.

Quem foi que inventou que a vida se renova com a virada do ano? Isso é o que podemos chamar de falácia (Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega).


Tenho visto como a sociedade se ilude com estes argumentos infantis. Vivemos dias de superficialidade. Não temos tempo para aprofundar as questões, os textos de jornais e revistas devem ser curtos para não cansar o leitor,  as imagens desses mesmos jornais e revistas precisam ser grandes e trazer a mensagem que se deseja veicular. O ensino escolar está cada vez mais técnico e menos filosófico e ao mesmo tempo as crianças aprendem a produzir resultados positivos cada vez maiores e mais constantes.

E cansados de tanto pragmatismo esperamos que ao fim de dezembro tudo irá mudar como mágica. Quanta ingenuidade. Gosto de observar as pessoas, e o que mais vejo, especialmente quando aconselho como pastor, são as queixas e as frustrações por se viver de forma tão atabalhoada. Se queixam de falta de tempo, de falta de dinheiro, de falta de atenção, de falta de carinho, de falta de prazer e outras tantas queixas. Observo também que muitos desses queixantes entendem que precisam de algo que as ajude a mudar o rumo. O problema é que ficam só nisso: Saber que algo precisa ser feito.


O problema aí se chama inércia. (uma tendência de não se alterar o estado de movimento de um objeto). Existe inércia nos relacionamentos, inércia nos pensamentos e inércia nas atitudes. E o interessante é que como cristãos cremos que nosso Deus trabalha por meio de transformações o tempo todo. É o contrário da inércia.

Em Romanos 12, o Ap. Paulo nos convidando a transformar nossa mente para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Então, o que desejo para cada um é que 2012 seja o ano de sairmos da inércia e entrarmos no ano da transformação, renovação e mudança de nossas vidas a partir de nossos pensamentos, paradigmas, sentimentos, etc.


É o momento de se voltar para Deus como aquele que nos ama verdadeiramente e entregarmos a Ele nossos pensamentos, planos e caminhos. 
É ser sensível ao Espírito Santo que será nosso parceira nesse processo de mudanças
e que irá nos dizer para onde devemos caminhar.
É entender que a Bíblia é a luz que iluminará os nossos caminhos e que o ombro do
irmão estará lá sempre que nos sentirmos cansados.


Nada vai mudar por si só, você deve começar essa mudança. 
Assim seu ano novo realmente trará uma vida nova.

Um comentário:

  1. Show de bola! Não gosto de ficar parado, é terrível quando sinto que estou sendo alvo deste mal. Gosto de me mover. Verdadeiramente a mudança começa em nós e em nossas transformações de entendimento. Porém, é preciso buscar essas coisas, sair do comodismo, e perceber que existe um propósito em cada coisa. O cotidiano tende a ficar cada vez mais rotineiro e sem sentindo, no entanto, viver com identidade é o contrário deste conceito. Então, não viva na inercia, e busque transformação. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!