segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SUPER PR?


Outro dia um irmão de outra igreja me perguntou indignado se eu cria que pastor ficava deprimido e com stress!

Ele estava nesse estado de indignação porque, na igreja que frequenta é ensinado que verdadeiros "homens de Deus" não se abatem por coisa alguma.

Disse a ele que a questão levantada era muito boa e exigia de nós uma reflexão mais aprofundada e menos arbitrária. Disse também que ao invés de nos tornarmos juízes dos pastores e líderes devíamos tentar fazer uma leitura de quem são eles à luz das escrituras.

Assim sendo começamos a entender que líderes, pastores, e seus familiares são antes de tudo gente, pessoas de carne, osso e alma, além do espírito, claro.

Jesus é o nosso modelo de liderança e através do estudo de sua vida e ministério podemos
ter o melhor parâmetro para analisar os líderes em geral.
Vamos começar percebendo como Jesus tratava as necessidades básicas em sua própria vida:
Mateus 4:2:  " E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome."
João 4: 6Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. 
João 11:35: "Jesus chorou."
Mateus 26:37-38: "E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. "
Não é nosso objetivo estudar o porque Jesus teve essas rações diante das necessidades básicas de qualquer ser humano. O fato é que Jesus as teve, as vivenciou e não as ocultou de ninguém!


De onde então, em nossa grande ignorância, tiramos que nossos líderes devem ser inexpugnáveis, indestrutíveis e infalíveis? Terá sido da tradição greco-romana dos deuses e semi-deuses que foram em grande parte assimiladas pela igreja romana em seus primórdios? Sim, pois muitos aspectos religiosos pagãos foram sincretizados pelos católicos para que a fé cristã fosse aceita nas várias culturas por onde chegava.

O homem precisa de ídolos para venerar, os astros da música, esportes, tv e cinema não são chamados assim: ídolos? Como cristão não podemos adorar pessoas, mas com um pouco de espiritualização de alguns textos sagrados e outros nem tanto conseguimos criar em torno dos líderes espirituais uma aura sobrenatural que não tem nada de bíblico, e assim fazendo esquecemos que estes são humanos e passíveis das mais humanas carências e limitações.

Criamos a armadilha e caímos nela. O povo, com sua necessidade de idolatria e os líderes com a possibilidade de suprir suas carências emocionais e ego garantir um inflado.
Em torno dessa armadilha criam-se ensinos, teologia, princípios, dogmas, estruturas, etc, etc, etc.
Ergue-se uma torre de Babel com o afã de se chegar ao trono de Deus.
Qual a consequência disso? Confusão, maldição e rebelião contra Deus.

Amado, seu pastor não é um semi-deus, nem um oráculo com revelações acima das escrituras sagradas.
Seu pastor, seu líder, é um servo, o primeiro a servir, assim como Jesus no evangelho de João 13:4-5:
"Levantou-se (Jesus) da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido."
Essa é a postura do líder espiritual.


E como esse líder quebrantado, humilde, humano, porém alguém que anda no Espírito, deve agir diante das mazelas da vida? Voltemos à Bíblia: II Coríntios 4:8-11
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal."



Não estamos aqui nessa terra para tirar férias, mas também não podemos sublimar as dores, e sim nos consagrarmos mais e mais a Deus tendo sempre consciência dessa luta entre carne e espírito e ser entregue como uma oferta agradável a nosso Deus.
Nunca deixe que suas dores te paralisem, faça como Jesus, chame seus melhores amigos para orar junto de você. Compartilhe de seu sofrimento, mas tendo sempre em mente que sua missão de vida deve ser cumprida apesar de tudo.
Amado, você não está só, todos estão com algum tipo de dor e sofrimento em alguma área da vida.
Nesse exato momento alguém do seu lado está sofrendo calado esperando que outra pessoa demonstre cuidado.
Seja você essa bênção, apesar das suas próprias necessidades. Amém.

3 comentários:

  1. realmente a natureza humana necessita de idolos e criamos eles nos mais diversos aspectos. temos que ter a compreensão q nao existem os supercrentes!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a pura realidade. Muitas vezes não percebemos tais características citadas acima, pois de certa forma isso ficou até comum de ser ver. Que os ídolos criados por nossas visões distorcidas caiam, quando a verdade invadir de vez o nosso coração.

    ResponderExcluir
  3. Assim como Jesus, os líderes não deixam de ser seres humanos e, por isso, possuem todas as características próprias e inerentes da natureza humana. Muitas vezes, a maior dificuldade das pessoas é a tendência que a maioria tem de visualizar primeiro o título e por trás dele a pessoa. Porém, devemos fazer o inverso: precisamos olhar a pessoa, que por consequência de quem é e faz, obteve aquele título.

    ResponderExcluir

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!