quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Moisés e o seu chamado.



Gosto muito do livro de Êxodo, sempre que leio costumo comparar com a minha vida na maneira como Moises e povo hebreu se comportavam.
Na minha ultima leitura meditei bastante sobre a vida de Moisés desde nascimento até o seu chamado para tirar o povo do Egito. Moisés nasceu em um momento conturbado onde o Faraó havia decretado que todo homem nascido dos hebreus fossem mortos (Ex. 1, 15-16), ou seja, ele nasceu condenado a morrer. Depois teve que ser largado pela sua parentela para não ser morto (Ex. 2, 3-4), foi adotado pela família do faraó (Ex. 2, 4-10) e quando jovem cometeu um homicídio (Ex. 2, 11-12) tendo que sair foragido, observemos como a morte rondava sua via.
Passado algum tempo casou e teve filhos e quando trabalhava foi chamado por Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito (Ex. 3,10). O que me chamou foi à reação de Moisés diante do chamado de Deus para sua vida. Moisés não sabia quem ele era nem muito menos quem era Deus na sua vida (Ex. 3,11 & Ex. 3, 13-15), mesmo Deus afirmando que seria com ele (Ex. 3,12) Moisés relutava até ao ponto de negligenciar propondo que Deus passasse para outro acendendo a ira de Deus (Ex. 4,10-14).
Realmente Deus tem chamado a muitos, mas que como Moises negligenciam esse chamado levando em consideração as circunstancias e as limitações pessoais esquecendo que Deus é sempre conosco. Amados, não consideramos o chamado de Deus apenas no caráter ministerial eclesiásticos, Deus nos chama para sermos homens e mulheres plenos, pais e mães, profissionais, sacerdotes do nosso lar e devemos exercer o nosso chamado com autoridade assim como Moises exerceu quando esteve diante do mar vermelho conforme Deus o orientou (Ex.14,15-16) .

E você, tem negligenciado seu chamado?

Pense nisso!

Ronivaldo Brandão
Tentando não negligenciar o meu chamado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!