terça-feira, 29 de novembro de 2011

As limitações do sentir e reagir




"A dor e o sofrimento são hóspedes indesejáveis e queremos nos livrar deles a qualquer preço. Não os consideramos mais como sinais de alarmes e nem como parte inerente de todo o processo de crescimento. Impressiona muito quando entendemos que o grande problema do Mal de Hansen (Lepra) é exatamente a ausência da sensação da dor. O corpo não reage, assim, há situações que o agridem. Uma pessoa com lepra não "percebe", por exemplo, quando seu braço encosta em um ferro quente e, ao invés de reagir e retirar o braço, permanece ali provocando uma grande lesão no seu corpo. De alguma maneira, isto é o que acontece com as pessoas a nível emocional. Por causa de grandes dores e problemas do seu passado, elas perdem a capacidade de "sentir" e "reagir". Uma grande capa protetora as impede de sofrer, mas também as impede de crescer e elas permanecem, rigidamente, do mesmo jeito através dos anos." 

Ana Maria de Brito Almeida


Este pequeno fragmento tirado de um livro da autora citada acima, nos revela uma verdade acentuada, que querendo ou não, faz parte da realidade de muitas pessoas com quem convivemos. Tal fato, denota a grande dificuldade que temos em criar vínculos duráveis e saudáveis. Se relacionar além de ser um dos grandes desafios atuais, pois envolve tanto o emocional quanto o racional, passa a ser uma dinâmica constante de compartilhamento, entretanto, muitas vezes você não está disposto a abrir mão de determinados atributos, que cooperam e enriquecem os vínculos. Que tipo de relacionamento você está vivendo? Ao longo dos tempos o significado de "relacionamento" ficou tão vago, que normalmente só associamos tal nomenclatura a simples definições. Porém, é tão forte e importante quanto pensamos. A essência da Igreja é o relacionamento, e o Amor a sua maturidade. Portanto, é uma base funcional que revela a identidade da Igreja. Talvez você conheça pessoas que se fecham em seu "mundinho", tornando difícil a possibilidade de se relacionar e criar vínculos. Contudo, esta seria uma ótima oportunidade para você ajuda-la. Caso você esteja se sentindo assim, envolvido em quatro paredes, cercado por indecisões, sem condições de reagir e sem expectativas, lembre-se que os dias são maus, as aflições são grandes, mas acima de tudo está Deus, que tem todo o poder de mudar qualquer situação. A dor e o sofrimento não são um mal a ser evitado a qualquer custo. Podemos aprender muito com eles, e utiliza-los como pedras para construir nossas escadas, para cada vez mais irmos subindo de degrau em degrau. Viva tais transformações no seu entendimento, e reflita o brilho de Cristo.


"Melhor é serem dois do que um ..." Eclesiastes 4:9 

Felipe Lindolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!