segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A eficácia do Amor

Por que será que as pessoas se amam mais no Natal? Ora, acredito que os demais meses, também seriam oportunidades ótimas para uma expressão multiforme do Amor, através das pequenas atitudes, que no fundo se tornam grandiosas pelo grau de sinceridade que elas transmitem. De fato estamos tão sedentos de Amor, que por exemplo, algumas pessoas esperam somente o mês de Dezembro, para que de algum jeito, expresse  aquilo que se passa bem no seu intimo, visando receber algo em troca. Entretanto, nos onze meses do ano, não despertamos em nosso entendimento o mesmo anseio que temos no Natal. Desejos em reunir toda a família, compartilhar as felicidades e conquistas, pedir auxilio, presentear, ajudar os necessitados, ser empático e ter uma compaixão verdadeira pelo próximo. Por que somente no Natal é que as pessoas despertam o interesse em fazer ações sociais em creches, asilos e orfanatos? O Amor tem que deixar de ser uma perspectiva apenas desejável,  e ao contrário, ser um compromisso e uma disposição de entregar ao outro o que o ente amado não poderia compensar ou adquirir por capacidade ou mérito próprio. E a expressão visível desse Amor em atitudes se chama Caridade. Sem o pleno conhecimento e discernimento de Caridade, não há plenitude do Amor.  

"O amor é a essência da Caridade e a Caridade a eficácia do Amor" - Paulo B. Junior

Há quem diga que Dezembro é a melhor época do ano, pois vivemos em harmonia e em tranquilidade. Porém, não me tranquilizo em passar onze meses parado, e simplesmente esperar o fim do ano para chegar e dizer: "Fiz alguma coisa útil Deus. Ajudei os pobres e os necessitados". Queira as 25 horas do dia e os 13 meses do ano. Não há limites, não há mais barreiras. Há corações frios, esperando que você manisfeste, evidencie e frutifique o Amor que ainda arde ou há de arder em seu coração. Onde essa chama somente é alimentada pela fonte Eterna de Amor Imutável, Deus, e de alguma forma graciosa, ser expressa de diversas maneiras. Não espere até o Natal pra rever os amigos e familiares, ou pra que a Caridade brote em seu coração. O melhor momento é o agora. Caridade é não suportar ser feliz sozinho. Contudo, reparta.

“Aquele que tem alguma coisa nessa vida, e vê o seu irmão passando necessidade, e se recusa a repartir, fechando as trancas do seu coração, como pode estar nele o Amor de Deus. Então filhinhos, não amemos apenas de palavras, mas em ação e verdade”. - I João 3: 17-18

Duro discurso no qual me incluo.
Felipe Lindolfo

Um comentário:

  1. Infelizmente é a mas pura verdade , andei refletindo muito sobre isso esses dias.

    ResponderExcluir

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!