sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A culpa é de quem?

A culpa é de quem?

" A culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser"

Homer Simpsom

A frase acima apesar de pertencer a um persongem de desenho sintetiza o comportamento do ser humano em justificar seus erros, suas faltas, enfim seus pecados. Vamos ao seguinte texto no livro de Gênesis 3, 9-17:

E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Essa passagem biblica é bastante conhecida, mas vamos atentar aos detalhes. Adão e Eva comeram do fruto que Deus tinha proibido e quando foram confrontados passaram a "bola pra frente", ou seja, Adão culpou Eva que por sua vez cupou a serpente de tê-la enganado. O interessante que Deus procurou primeiramente Adão,mesmo sendo Eva a ter oferecido o fruto e a serpetente que a enganou. Fico imaginando a reação de Deus quando Adão fala em poucas palavras colocando indiretamente a culpa dele ter comido no próprio Deus pois a mulher que Ele lhe deu tinha oferecido o fruto, sinceramente não sei se teria essa coragem de Adão :)
Assim somos nós, temos a mania de "terceirizar" nossa culpa: eu bati na minha mulher por que estava nervoso, desviei dinheiro da empresa por que precisava pagar a faculdade, trai meu marido por que ele não me dava atenção, e assim fazemos como Homer Simpsom, colocando nossas culpas em quem quisermos. É o famoso "tirando o seu da reta", não nos esqueçamos que nós, tão somente nós, somos responsáveis por nossos pecados e somente o Senhor Jesus nos justifica deles através do reconhecimento e arrependimento.

Ronivaldo Brandão
Responsável por aquilo que faz e escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aquilo que Deus tem feito em sua vida:
- Comente, compartilhe, curta, mas não fique fora dessa. Opiniões e criticas são bem-vindas. Edifique-nos e faça parte desta história.

Atenciosamente,
Ministério de Comunicação
"A informação ao seu alcance"

Comente!